quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pãozinho Recheado

Sumi! É eu sei, problemas técnicos com o computador e a correria de final de semestre me fizeram segurar um pouco nas receitas, mas estamos de volta com a programação normal!

Aproveitando que estou de férias na casa da mamãe, é hora de fazer um monte de receitas direto daquele caderninho azul de folhas amarelas dado de presente pelo meu pai para a minha mãe há muito tempo (hehe). E a primeira delas, pedida pela tia Val, o pãozinho recheado, uma leva com doce de leite e a outra com goiabada. E foi sucesso aqui no café da tarde!

Ingredientes:
Massa:
- 1 pacotinho de fermento biológico seco instantâneo
- 3/4 de xícara (chá) de leite morno
- 200g  de gordura vegetal
- 2 ovos batidos
- 3/4 de xícara (chá) de maizena
- 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal

Recheio:
- 250g de goiabada ou 1 lata de doce de leite (leite condensado cozido por 40 min na pressão)

- Açúcar para polvilhar


Preparo:
Em uma bacia penere a farinha de trigo, a maizena e o açúcar. Adicione o fermento seco, coloque o sal e misture bem. Acrescente o leite morno, os ovos batidos e a gordura vegetal. Amasse com as mãos até soltar da lateral da bacia e sove muito bem, até formar bolhas e soltar das mãos. Deixe crescer na bacia por 40 minutos a 1 hora, coberta com um pano de prato. Divida a massa em aproximadamente 20 pedaços, abra cada pedaço com o rolo, coloque em uma das pontas um pedaço de goiabada (ou uma colher cheia de chá de doce de leite) e enrole o pãozinho fechando bem as laterais. Unte e polvilhe uma assadeira, colocando os pães com algum espaço entre eles, deixe crescer novamente por 1 hora.  Leve ao forno médio pré aquecido, deixe assar por 20 a 25 minutos. Retire e passe os pãezinhos ainda quentes em açúcar refinado.

Fonte: Caderno de Receitas da Dona Denise (minha mãe!)

Bon Appétit!

2 comentários:

Cozinha Perfumada disse...

Oi Marilia!Que bom que você voltou! Já estava com saudades ..vc sumiu!rs Esses pãezinhos recheados parecem uma delicia!! Agora que você está capricha nas receitas e manda bala!! :D Você tem twitter?? Usa twitter pra divulgar o blog , flor !! Beijos Tereza

Simone Mayara disse...

Eu estive nesse café da tarde e aprovei demais! Esses pães quentinhos são uma delícia

Postar um comentário