domingo, 24 de julho de 2011

Pãozinho de Batata


Esse pãozinho é um dos maiores sucessos da minha mãe. Nem sei quantas vezes já vi as amigas dela pedindo a receita e minha mãe até indo na casa pra ensinar. Mas não é pra menos, éeeee muito bom!!! Eu sempre ataco a assadeira assim que sai do forno, porque bem quentinho ele é ainda mais irresistível, a manteiga derreeete e ahhh é muito bom! Confesso que apanhei um pouquinho pra dar forma neles, minha mãe faz bolinhas perfeitinhas e eu faço..hum...arte contemporânea. mas o que importa é que ficou bom! A receita não vai ser tão exata porque a fonte foi a memória da minha mãe! Sei que isso é terrível pra quem tá começando (sei bem como é porque minha mãe tem o costume de falar "um pouquinho desse, um pouquinho daquele até você ver que tá meio assim") mas vou fazer o possível.

Ingredientes:
- 3 batatas grandes
- 1 copo (daqueles de requeijão) de açúcar
- 1 copo (faltando dois dedos pra ficar cheio) de óleo
- 1 copo de leite morno
- 1 colher de chá de sal
- 15g de fermento seco para pão
- 4 ovos
- Mais de 1 kg de farinha de trigo (difícil falar exatamente porque depende do tamanho dos ovos, da batata, etc)

Preparo:
Cozinhe a batata e passe pelo espremedor, coloque em uma bacia e acrescente o óleo, o açúcar, os ovos, o sal e uma xícara de farinha e mexa bem com uma colher de pau. Dissolva o fermento seguindo as instruções da embalagem (alguns mandam dissolver no leite e alguns mandam por seco!) e adicione. Acrescente o leite morno e vá colocando a farinha de trigo peneirada aos poucos, mexendo com a colher de pau até quando for possível. Quando a massa já estiver grossa, amasse com as mãos. A massa desgruda parcialmente das mãos (por isso eu apanhei!), não fica dura, fica de um jeito que ainda é possível fazer as bolinhas que dão forma ao pão. Cubra a bacia com um guardanapo e deixe crescer até dobrar de volume (se o clima estiver quente ela cresce mais rápido, mas demora aproximadamente 1 hora e 30, 2 horas...). Faça então bolinhas com essa massa, e coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha, coloque para crescer novamente por aproximadamente 1 hora. Leve ao forno médio pré-aquecido, por aproximadamente 20 minutos. Cuidado, ele assa rápido!
Dica: Você também pode recheá-lo com catupiry (quando estiver fazendo as bolinhas, antes de assá-lo)

Bon Appétit!

4 comentários:

Gui disse...

Definitivamente é muuuuito bom. Lembro quando quando viajei de volta cheeeeio deses paezinhos. Só de lembrar da água na boca. Vou viajar pra BH de novo não é... (olha a indireta)

Gina disse...

Mah,
Essa receita é uma que levei de uma vizinha da minha sogra e sua mãe e eu passamos a fazer, quando você era pequena. É muito boa!!! O pão ficar supermacio.
Bjs.

Gui disse...

Olhaaa... estamos esperando esse pãozinho de batata hein... A french toast já ficou muuuuito boa.
Beeeeijo

Luciana da Silva disse...

Olá, Marília. Esta receita de pão de batata parece ótima...nunca fiz este tipo de pão, mas vou tentar e depois comento aqui. Gostei muito do blog. Queria também convidar você para conhecer e, se gostar, seguir o meu blog panquecanaparede.blogspot.com
Quem sabe podemos fazer propaganda uma do blog da outra.

Postar um comentário