sábado, 14 de maio de 2011

Ratatouille


Eu e a minha vontade de preparar pratos da cozinha francesa, acho que foi efeito do filme Julie & Julia!
Como o aniversário da minha mãe tá chegando, resolvi preparar um prato em homenagem a ela, porque nunca vi alguém gostar mais de berinjelas.
Então fiz Ratatouille (sim, é o nome do filme do ratinho cozinheiro também...)

A Ratatouille é uma receita medieval típica da região da Provença, França. É um prato rústico onde se notam influências espanholas e italianas. Pode ser servida fria ou quente, sozinha ou como acompanhamento. O ingrediente essencial da Ratatouille é a berinjela.

Mão na massa então!

Ingredientes:
- 4 berinjelas médias
- sal grosso
- 2 pimentões vermelhos
- 2 pimentões amarelos
- 4 abobrinhas mais ou menos do mesmo tamanho
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 6 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 ou 3 ramos de manjericão
- sal e pimenta-do-reino

Preparo:
Inicialmente, corte as berinjelas e as abobrinhas em cubos. Coloque em um recipiente e jogue bastante sal grosso por cima, espalhando bem para pegar todos os cubinhos, deixe descansar por 1 hora. Isso vai tirar o excesso de água e o amargo da berinjela.
Enquanto isso prepare os outros ingredientes. Se quiser, descasque os pimentões. Sem as cascas, eles ficam mais fáceis de digerir. Para isso, espete num garfo de cozinha e leve diretamente à chama do gás. Vá virando até queimar, até deixar preta, toda a superfície. Retire a pele sob água corrente, esfregando com as mãos. Retire os talos, as sementes e corte em quadrados de uns dois centímetros. Pique as cebolas e o alho e corte com as mãos as folhas de manjericão.
Após o tempo de descanso de 1 hora, retire o sal lavando bem a berinjela e a abobrinha, lave várias vezes.
Com todos os ingredientes preparados, esquente o azeite numa frigideira grande e pesada. Fogo baixo. Refogue rapidamente a cebola e o alho. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Acrescente os demais ingredientes.
Vá refogando no fogo bem baixo, mexendo de tempo em tempo com a colher de pau, até cozinhar os vegetais. Deve secar o líquido que eles naturalmente soltam, o que leva de 20 a 30 minutos.
Salgue, apimente e retire do fogo. Espalhe por cima o manjericão e sirva. Admite vinhos tintos, brancos e rosados.
Fonte: Receita adaptada de Oui Oui Oui, originalmente retirada do livro "A cozinha e seus vinhos" de Saul Galvão.

Bon Appétit!

1 comentários:

Denise mamãe disse...

Oi filha, me deixou com água na boca seu prato todo colorido, bem do jeito que gosto. Qdo vc vier , faremos juntas, que tal? Te amo muitooooooooooooooo! Beijos.

Postar um comentário