Ê sobremesa gostosa viu! |
Mil-folhas é um bolo de origem francesa, de grandes ou pequenas dimensões, feito com massa-folhada e recheado com um creme. Em Portugal este bolo, muito apreciado, é sempre individual, coberto com chocolate e o recheio é constituído por um creme pasteleiro, ao qual se juntam natas e gelatina. No Brasil o doce é muito popular, geralmente é individual, recheado com creme de baunilha ou de chocolate e polvilhado com açúcar de confeiteiro, sendo comumente encontrado em padarias e confeitarias.
Fonte: Wikipédia
Aprovadíssimo! Geladinho, uma delícia. A receita peguei da Cozinha Coletiva (mil maravilhas por sinal), aí vai:
Ingredientes:
- 1 pacote de 300g de massa folhada congelada
Recheio:
- 6 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de creme de leite
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Fondant de Cobertura (que eu não fiz dessa vez):
- 2 xícaras de confeiteiro
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 2 ou 3 colheres de sopa de água fervente
Decore com chocolate meio-amargo derretido.
Preparo:
Descongele a massa folhada conforme indicado na embalagem. Abra-a e divida em dois retângulos iguais. Coloque um sobre o outro, e divida em 6 retângulos menores. Leve-os ao forno preaquecido, a 220 graus, em fôrmas forradas com papel manteiga até dourar (aproximadamente 20 minutos). Retire e deixe esfriar sobre uma grade.
Recheio:
Misture açúcar, amido e sal em uma panela. Fora do fogo, vá acrescentando o creme de leite aos poucos, mexendo. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e começar a borbulhar. Deixe descansar por um minuto, e adicione metade desse creme aos ovos batidos, mexendo pra não talhar. Volte a mistura à outra metade, na panela, e volte ao fogo, mexendo por dois minutos. Retire e adicione a baunilha. Deixe esfriar coberto com plástico filme para não formar película.
Fondant:
Misture os ingredientes até formar uma massa lisa e grossa.
Montagem:
Separe, delicadamente, cada retângulo de massa folhada em 2 ou três partes no sentido da altura. Monte os doces alternando massa e creme, sendo que a última camada deve ser de massa. Espalhe a cobertura e decore com o chocolate derretido em um saco de confeiteiro.
O recheio também pode ser variado, com doce de leite por exemplo praticidade mode:on, e ao invés do fondant pode ser apenas polvilhado o açúcar por cima, como fiz nesse da foto!
Bon Appétit!
1 comentários:
Que delícia filha! Ficou lindo! E com certeza uma delícia. Você está me surpreendendo!
È muito gostoso ver que vc está gostando e fazendo tudo com muito carinho. A mamãe sempre te falou que é muito importante cozinhar com amor, esse é o segredo. Beijo filha, continue assim.
Postar um comentário