Seçãozinha nova, vamos aprender sobre os temperos! Aêee! Escolhi o Orégano primeiro porque eu adoro e coloco em molho, pizza, lanche, filézinho de frango e o que mais der na telha. Dá um gostinho tão bommmm. Olha a influência italiana aí (Buongiorno Principessa!) hahaha...
O orégano (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo, todas usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. O Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides, tem também propriedades antibacterianas.
O orégano tem aroma forte e pode ser usado tanto fresco como seco. Indicado para aromatizar pizzas e outros pratos da culinária italiana como carnes, pizzas, vegetais refogados, etc. Em Portugal é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão. Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.
Seu sabor tende a dominar a receita, portanto, deve ser utilizado com moderação. Para liberar mais sabor e aroma do orégano, ao adicioná-lo à receita, esfregue as folhinhas entre as mãos.
Fonte: Livro Dona Benta, Comer Bem - Edição Especial Completa; Wikipedia.
0 comentários:
Postar um comentário