segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Arroz com Pinhão


Pinhãozinho que o Gui trouxe direeeto do Paraná!
Especialmente pra Simone, que tá indo pro intercâmbio, vamos começar do começo!

Arroz!
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz
- 2 xícaras de água
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- Óleo
- Sal

Preparo:
Para começar lave bem o arroz até que a água não saia mais branca, use o lavador de arroz,  uma peneira ou qualquer recipiente. Pique a cebola bem picadinha e bata os dentes de alho com uma colherinha de sal. Coloque as duas xícaras de água em uma leiteira e coloque no fogo para esquentar. Ponha aproximadamente duas colheres de sopa de óleo em uma panela e coloque em fogo alto. Com o óleo quente, despeje a cebola e refogue por um tempinho. Coloque o alho batido e mexa até que a cebola fique transparente (eu nunca deixo até ela ficar amarelinha não, mas se você gostar assim!). Em seguida junte o arroz lavadinho e deixe fritar. Fique mexendo até o arroz fritar bem, ficar bem sequinho. Acrescente a água que estava lá esquentando e tampe a panela. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e acrescente uma colherinha de sal. Tampe novamente..eu não tampo por completo não, deixo uma frestinha. Cozinhe até que a água toda tenha evaporado. Com uma colher abra um buraco para ver se ainda tem água no fundo da panela! Desligue o fogo  e deixe o arroz descansar com a panela tampada, assim o resto da umidade evapora e deixa o arroz sequinho! Pronto!

Pinhão:
Em uma panela de pressão, coloque o pinhão e cubra com água. Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Deixe a pressão sair e pronto.

Arroz com pinhão:
Com o pinhão já cozido, descasque e corte-os em rodelinhas. Quando estiver fazendo o arroz, coloque os pinhões picadinhos no arroz quando for colocar a água para o arroz cozinhar. E é isso, só esperar secar e tudo mais.

Espero ter explicado direito...mas calma, eu fiz muito arroz sem sal, duro, papa...até pegar o jeito hehe.
Bon Appétit!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bolo Gelado

                                       


Esse bolo com toda a certeza lembra minha infância em Campinas. Ele era o bolo escolhido dos meus aniversários...fofinho, gelado, molhadinho! E eu gosto muito dele até hoje. Séria dúvida sobre qual bolo fazer no meu aniversário (só faltam 11 dias!).

Ingredientes
Massa:
- 4 ovos
- 2 copos (usamos aquele de requeijão mesmo) de açúcar
- 2 copos de farinha de trigo
- 1 copo de leite fervendo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Pitade de Sal

Calda:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite com soro
- 1 vidro de leite de coco
- Aproximadamente 200 gramas de coco ralado

- Papel alumínio para embrulhar

Preparo:
Massa:
Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o açúcar e bata até ficar um creme claro. Coloque o sal, a farinha de trigo peneirada aos poucos e continue batendo até incorporar toda a farinha e desligue a batedeira. Coloque o fermento em pó e desepeje aos poucos o leite fervendo, mexendo delicadamente até ficar homogêneo. Unte e polvilhe uma assadeira com farinha, despeje a massa e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos ou até que fique douradinho.

Calda:
Misture tudo em uma tigela e reserve.

Montagem:Corte o bolo ainda morno em quadradinhos e passe um a um na calda e depois no coco ralado, embrulhe em pedaços de papel alumínio. Coloque os pedacinhos embrulhados em um recipiente fechado e coloque na geladeira. Sirva bem geladinho!


Bon Appétit!
Bisa e eu. Aquele de costas é meu pai!



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cuca de Amora

Primeiro uma explicaçãozinha do motivo do total abandono desse blog nesses dias: Me formei!
Voltei pra BH e desde então venho correndo com duas coisas: formatura e mudança. Missa, colação, baile, vestidos, maquiagem, penteado, fazer as malas, juntar as coisas...Não tive tempo! Mas a correria toda valeu a pena, me formei, fiz meu juramento e aproveitei o baile mais lindo com alguns dos meus queridos amigos e com minha família. Foi tudo ótimo! Agora sim...PSICÓLOGA!


Entãooo, hoje, terça-feira, 2 de Agosto, mudei de vez pra casa nova. E pra inaugurar a cozinha (e a batedeira!!!) resolvi fazer uma Cuca de Amora (Crumb Cake de Amora), já que não resisti e comprei um tantinho delas no Mercado Central. E ficou BOM!



Ingredientes:
Massa
- 70g de manteiga
- 3/4 xícara de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres de chá de fermento
- 3/4 xícara de leite
- 1 e 1/2 xícaras de amora


Crumb (Farofa!)
- 75g de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de canela
- Pitada de sal


Preparo:
Massa
Na batedeira, junte o ovo, o açúcar e a manteiga e bata bem. Acrescente a farinha e o leite aos poucos, junte a baunilha. Ainda na batedeira junte por fim o fermento e bata até misturar. Desligue a batedeira e coloque as amoras, misture-as delicadamente na massa. Unte uma assadeira e despeje a massa toda.

Crumb
Quebrando a manteiga com um garfo, misture tudo até que se forme uma farofa. Despeje a farofa em cima da massa, sem apertar!

Coloque no forno por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar dourado e pronto! Fica tãaao cheiroso!!!

Fonte: Receita adaptada do Confissões de uma Doceira Amadora
Bon Appétit!