domingo, 24 de julho de 2011

Pãozinho de Batata


Esse pãozinho é um dos maiores sucessos da minha mãe. Nem sei quantas vezes já vi as amigas dela pedindo a receita e minha mãe até indo na casa pra ensinar. Mas não é pra menos, éeeee muito bom!!! Eu sempre ataco a assadeira assim que sai do forno, porque bem quentinho ele é ainda mais irresistível, a manteiga derreeete e ahhh é muito bom! Confesso que apanhei um pouquinho pra dar forma neles, minha mãe faz bolinhas perfeitinhas e eu faço..hum...arte contemporânea. mas o que importa é que ficou bom! A receita não vai ser tão exata porque a fonte foi a memória da minha mãe! Sei que isso é terrível pra quem tá começando (sei bem como é porque minha mãe tem o costume de falar "um pouquinho desse, um pouquinho daquele até você ver que tá meio assim") mas vou fazer o possível.

Ingredientes:
- 3 batatas grandes
- 1 copo (daqueles de requeijão) de açúcar
- 1 copo (faltando dois dedos pra ficar cheio) de óleo
- 1 copo de leite morno
- 1 colher de chá de sal
- 15g de fermento seco para pão
- 4 ovos
- Mais de 1 kg de farinha de trigo (difícil falar exatamente porque depende do tamanho dos ovos, da batata, etc)

Preparo:
Cozinhe a batata e passe pelo espremedor, coloque em uma bacia e acrescente o óleo, o açúcar, os ovos, o sal e uma xícara de farinha e mexa bem com uma colher de pau. Dissolva o fermento seguindo as instruções da embalagem (alguns mandam dissolver no leite e alguns mandam por seco!) e adicione. Acrescente o leite morno e vá colocando a farinha de trigo peneirada aos poucos, mexendo com a colher de pau até quando for possível. Quando a massa já estiver grossa, amasse com as mãos. A massa desgruda parcialmente das mãos (por isso eu apanhei!), não fica dura, fica de um jeito que ainda é possível fazer as bolinhas que dão forma ao pão. Cubra a bacia com um guardanapo e deixe crescer até dobrar de volume (se o clima estiver quente ela cresce mais rápido, mas demora aproximadamente 1 hora e 30, 2 horas...). Faça então bolinhas com essa massa, e coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha, coloque para crescer novamente por aproximadamente 1 hora. Leve ao forno médio pré-aquecido, por aproximadamente 20 minutos. Cuidado, ele assa rápido!
Dica: Você também pode recheá-lo com catupiry (quando estiver fazendo as bolinhas, antes de assá-lo)

Bon Appétit!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chocolate Heaven - Bolo à moda antiga da Nigella Lawson


Vi essa receita no Traga as Velas, blog lindo das gêmeas mais lindas desse Brasil! A foto era realmente de encher os olhos, então lá fui eu, ler a receita e é claro, assistir o vídeo de onde elas originalmente tiraram essa coisa gostosa. O vídeo é da Nigella Lawson, a mulher é uma diva, e tenho o dito. Durante a receita ela diz que usava esse bolo pra subornar os filhos para que fizessem a tarefa de casa...vai dizer que não é uma boa idéia? Enjoy this piece of heaven!

Ingredientes:
Bolo
- 200g de farinha de trigo
- 200g de açúcar
- 1 colher (chá) de fermento químico
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 40g de cacau em pó de boa qualidade
- 175g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 2 ovos grandes
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha 
- 150g de sour cream (Substituído por creme de leite fresco)

Cobertura

- 75g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 175g de chocolate meio amargo quebrado em pequenos pedaços
- 300g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de golden syrup (Substituído por glucose de milho)
- 125ml de sour cream (Substutuído por creme de leite fresco)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- Flores de açúcar para decorar (opcional)

Preparo:
Bolo
Preaqueça o forno a 180ºC e unte uma assadeira de 20cm de diâmetro. Bata todos os ingredientes no processador ou na batedeira. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos ou até o palito sair limpo. Desenforme e deixe esfriar.

Cobertura
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria ou no microondas. Deixe esfriar. Pulse o açúcar de confeiteiro no liquidificador ou processador. A seguir, misture o restante dos ingredientes com um fouet ou continue a usar o processador/ liquidificador. Despeje a cobertura sobre o bolo frio e decore como desejar.

Geladinho ficou uma delíciaaa!

Bon Appétit!

domingo, 17 de julho de 2011

Torta Madalena



Uma tortinha de purê de batata, recheada com um molhinho de carne moída, facinho facinho! Receita dedicada ao querido Gui ( olha você aqui!),visitante frequente, que adora torta Madalena e foi quem me passou a receita porque eu não conhecia. 


Ingredientes:
Purê
1,5kg de batatas cozidas


1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de creme de leite
Sal

Recheio
½kg de patinho moído
1 cebola
Azeite
1 xic de molho de tomate
½ xícara (chá) de salsinha
1 tablete de caldo de carne

Outros
Queijo parmesão ralado

Preparo:
Purê
Cozinhe as batatas em água e sal. Retire a casca e passe-as pelo espremedor (ou amasse bem amassadinho com um garfo). Junte tudo e leve ao fogo, até que fique na consistência de purê. Acerte o sal se necessário. Reserve.

Recheio
Em uma panela, aquecer o azeite e frite a cebola e a carne, deixe a carne fritar bem. Acrescente o molho de tomate, o caldo de carne e a salsinha. Reserve.

Montagem
Em uma travessa, colocar uma camada de purê, uma de carne e outra de purê. Polvilhe o queijo ralado e leve para gratinar por 10 minutos a 180°C.

Fonte: Edu Guedes

Bon Appétit!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Torta de Atum


Uma massa rápida e versátil, o recheio pode ser bem variado usando ao invés do atum, frango desfiado temperado com cebola, azeitona, tomate, cheiro verde, milho, etc. Ou então tomate picado com cebola, azeitona, sal, pimenta e coberto com presunto ou peito de peru e mussarela. E assim vai!


Ingredientes:
Massa:
- 3 ovos
- 2 xícaras de leite morno
- 1 xícara mal cheia de óleo
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 xícara de queijo parmesão raladao
- 1/2 xícara de maizena
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de fermento

Recheio:
- 4 tomates picados
- 1 cebola picada
- 1 xícra de azeitona picada
- 1 lata de atum sólido
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
- 3 colheres de sopa de vinagre

Preparo:
Recheio:
Misture tudo e deixe tomar gosto enqaunto prepara a massa.

Massa:
Bata os ovos no liquidificador, acrescente o óleo, o leite e o sal e bata bem. Junte o queijo ralado, a margarina, a maizena peneirada e, aos poucos, a farinha de trigo também peneirada. Bata até que a massa fique homogênea e depois acrescente o fermento, batendo apenas o suiciente para misturar. Unte e polvilhe uma assadeira média e despeje a massa.

Montagem:
Depois de colocar a massa na assadeira, ponha o recheio na peneira apenas para retirar o excesso do líquido. Vá espalhando colheradas sobre a massa até que a cubra por inteiro. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Fonte: Caderno de Receitas da Dona Denise (minha mãe!)


Bon Appétit!

domingo, 10 de julho de 2011

Lanche 5 minutos


Vontade de um lanchinho leve? Tinha visto a dica lá no Cozinha Perfumada da Tereza (aliás, obrigada por sempre passar aqui e deixar seu carinho nos comentários!). A dica era um lanchinho com o pão folha Rap 10:

Andando no mercado me deparei com esse pacotinho e levei na hora! Você pode basicamente fazer o que quiser com ele, colocar um recheio doce, salgado, o que for! O que eu fiz foi só um exemplo das inúmeras coisas que você pode inventar.

Ingredientes:
- 1 pão folha Rap10
- Alface
- Fatias de queijo
- Fatias de Presunto
- Azeite
- Orégano
- Sal
- Azeitonas picadas

Preparo:
Coloque o pão em uma frigideira, nem precisa untar, fogo baixinho. A massa é semi pronta então fique atenta porque é rápido! Deixe dourar de um lado e vire para dourar do outro. Se quiser colocar o queijo agora para esquentar um pouquinho tudo bem, mas lembre sempre que não dá pra deixar muito tempo no fogo ok?
Tire do fogo e coloque em um prato, coloque o queijo, o presunto, corte o alface lavado com as mãos mesmo e coloque também, junte as azeitonas picadas. Tempere a gosto! Eu usei sal, orégano, azeite...e ketchup!
Usei o que tinha fácil na geladeira...mas eu indico muito colocar uma cebola roxa ali no meio viu.

Bon Appétit!

sábado, 9 de julho de 2011

Batata à Dorê


Porque tem uma hora que batata frita enche o saco não é? Simples e uma delícia!

Ingredientes:
- 4 batatas grandes
- 2 colheres de sopa cheias de margarina
- Aproximadamente uma cabeça de alho
- Sal a gosto
- Salsinha e cebolinha a gosto

Preparo:
Descasque as batatas e pique da forma que preferir (eu fiz em pedacinhos mas podem ser rodelas também). Cozinhe as em água suficiente para cobrí-las e com sal. As batatas devem ficar firmes, por isso não deixe cozinhar demais! Depois de cozidas, escorra bem. Aqueça em uma frigideira grande ou panela as duas colheres de margarina. Junte as batatas e deixe fritar em fogo baixo, virando-as delicadamente para que dourem por igual. Quando estiverem douradas acrescente o alho filetado. Deixe o alho dourar e retire do fogo. Por fim, salpique com salsa e cebolinha bem picadinhas.

E é isso!

Curiosidade: Qual a diferença entre a batata sauté e a dorê?  A primeira é apenas levemente passada na manteiga e polvilhada com salsinha e cebolinha, enquanto a dorê frita por igual na manteiga.


Bon Appétit!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Bolo Mármore

De novo, receitinha do caderninho azul da minha mãe! Dessa vez, um bolo muito gostoso para o café da tarde. Sério, é muito bom mesmo! Aproveitem!

Ingredientes:
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó Nestlé (ou, como fizemos nesse bolo, meia de chocolate e meia de cacau em pó)
- 1 xícara de leite morno
- 4 colheres de sopa de margarina
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
Na batedeira, bata as claras em neve, adicione as gemas e aos poucos o açucar peneirado. Adicione a margarina e bata bem, até ficar como um creme. Coloque então a pitada de sal e aos poucos coloque a farinha de trigo peneirada, intercalando com o leite morno. Bata bem. Desligue a batedeira e coloque o fermento peneirado, mexendo delicadamente até que o fermento seja incorporado inteiramente. Pegue uma forma de bolo de buraco, unte e polvilhe farinha de trigo. Coloque na forma aproximadamente 2/3 da massa. No restante que sobrou na batedeira, adicione o chocolate e mexa bem. Agora coloque devagar sobre a massa que já estava na assadeira. Leve ao forno pré aquecido por certa de 45 minutos em fogo médio. Depois, desenforme e coloque em um prato bem bonito pra servir no café da tarde.
Você pode, se quiser, fazer uma cobertura de chocolate para incrementar o bolo! Uma sugestão é:

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 gemas
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de chocolate

Preparo:
Misture tudo e leve ao fogo até engrossar e espalhe sobre o bolo.

Fonte: Caderno de Receitas da Dona Denise (minha mãe!)

Bon Appétit!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Focaccia


Honrando as origens! Usei esse azeite que meu pai comprou, "Il Grezzo", que tem o diferencial de ser espremido a frio, é diferente e bem gostoso.
A Focaccia é uma massa de origem italiana (Gênova), achatada (com no máximo 2 cm de altura) e macia, tradicionalmente coberta com sal grosso, azeite e alecrim. Na itália é consumida tanto no desjejum, como  aperitivo e antepasto.
Fonte: Wikipédia

Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 20g de fermento biológico seco
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 ovo
- 1/2 litro de água morna
- 1/2 xícara de azeite
- Sal grosso a gosto
- Alecrim

Preparo:
Numa vasilha coloque a farinha, adicione o sal e o açúcar e misture um pouco para incorporar. Dilua o fermento biológico na água morna, mas a água não pode estar muito quente se não irá matar o fermento, deve ser possível deixar a mão na água. Coloque na farinha o azeite e o ovo e misture um pouco. Em seguida acrescente o fermento diluído e misture bem. Quando a massa começar a ficar muito grossa, misture um pouco com as mãos, incorporando o máximo de farinha e depois transfira para uma superfície lisa para poder sovar melhor. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos. Depois de sovar bem coloque em um recipiente polvilhado com um pouco de farinha, cubra com um pano e deixe repousar por no mínimo 30 minutos. Pegue a assadeira que ira utilizar e espalhe um pouco de azeite no fundo. Em seguida espalhe a massa na assadeira e não deixa que fique com mais do que 1cm de altura, se não sua massa irá ficar muito grossa. Faça pequenos buracos com as pontas dos dedos na massa, mas sem atravessar e regue com bastante azeite, polvilhe com sal grosso e o alecrim. Agora é só levar ao forno a 200ºC por 20 minutos ou até que esteja dourada. A Focaccia com alecrim e sal grosso é a mais tradicional, mas também é possível inventar um pouquinho colocando tomate, queijo ralado, etc.

Bon Appétit!